sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO

                                                                Por Joaquim A. Rocha
 
 
 
 
 
 
 
Macróbios
 
 
 
     Ser macróbio significa que é muito idoso, ou no caso de já ter falecido que viveu muitos anos. Assim se designava uma tribo da Etiópia, cujos membros atingiam uma longevidade considerável. No concelho de Melgaço, a maior parte da população quando morre já ultrapassou os oitenta anos de idade. 
 
ROCHA, Mariana. Filha de Domingos José da Rocha, lavrador, natural de Penso, e de Maria Luísa Meleiro, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar de Telhada Pequena. Neta paterna de José da Rocha e de Rosa Esteves; neta materna de José Meleiro e de Mariana Esteves. Nasceu em Penso a 16 de Novembro de 1906 e foi batizada na igreja católica a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Daniel Meleiro e Ana Meleiro, solteiros, camponeses, tios maternos da neófita. // Casou na igreja de Penso a 11 de Novembro de 1941 com o seu conterrâneo Gualdino de Sousa e Castro. // Enviuvou a 7/8/2002. // Faleceu na freguesia de Linda-a-Velha, Oeiras, a 3 de Junho de 2005, com 98 anos de idade, e foi sepultada no cemitério de Penso, ao lado de seu marido. // Mãe da Dr.ª Maria da Conceição de Castro e da Dr.ª Maria Ernestina de Castro, residentes em Lisboa.  
 *
ROCHA, Virgínia. Filha de Francisco Joaquim da Rocha e de Rosa Pires, lavradores, residentes no lugar das Mós. Neta paterna de José da Rocha e de Rosa Esteves; neta materna de Luís Manuel Pires e de Maria José Rodrigues. Nasceu em Penso a 30/12/1903 e foi batizada na igreja católica a 1/1/1904. Padrinhos: Manuel Joaquim Pires, solteiro, tio materno da neófita, e Rosa Esteves, viúva, avó paterna. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 15/8/1934 com o seu conterrâneo Amâncio Pereira. // Enviuvou a 27/5/1984. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 12/2/1994, com 90 anos de idade, e foi sepultada no cemitério local. // Deixou uma filha, um filho, genro, nora, netos…
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário